Domingo, 23 de Dezembro de 2007
Convívio de Natal dos Grupos da Região...em Baião !!
Numa fantástica realização do Grupo em Formação de Baião, decorreu, no passado fim de semana de 15 e 16 de Dezembro, na casa da Juventude de Chavães, naquele lindissímo Concelho do Distrito do Porto, o encontro de Natal dos Grupos da Região do Porto da Associação dos Escoteiros de Portugal.
Demonstrando uma fantástica capacidade de mobilização e de iniciativa, sem esquecer a proverbial tradição de bem receber, os jovens aspirantes de Baião, as suas encantadoras mães, que nos mimaram a todos com os seus petiscos, os seus dirigentes e os seus dedicados pais, receberam o Grupo 203 de Paço de Sousa e bem assim os Grupos 17, 18, 43, 140.
O entusiasmo era enorme na estação ferroviária de Paredes, apesar do frio intenso, uma vez que a empresa dos comboios (que agora já nem sabemos como se chama) decidiu que em Cête, a nossa tradicional estação de embarque, não podem parar os “Regionais”…enfim !!
De qualquer forma, perfeitamente formados na plataforma, lá nos encaixamos ordeiramente, no vagão das mercadorias, uma vez que já não havia lugares em segunda classe. Aproveitamos para aqui agradecer ao senhor “pika” que deixou, simpaticamente, para compensar o incómodo de Dirigentes, Exploradores e Escoteiros, viajar a nossa Alcateia em primeira classe, a preço de segunda. Bem haja !!
Chegados à estação do Marco de Canavezes, lá nos esperava o transporte, providenciado pela eficaz chefia do Grupo em Formação de Baião, junto de amigos e patrocinadores, que nos conduziu à nossa querida e conhecida “Casa de Chavães”, onde nos esperava uma acolhedora e simpática recepção, digna de príncipes.
Procedeu-se ao içar da Bandeira Nacional e das bandeiras dos Grupos e do Concelho de Baião.
Depois dum almoço partilhado, com o que cada um levou de casa, e da chegada do nosso Chefe Regional, José Araújo, começamos as actividades.
Foi possível fazer escalada e rappel, jogar futsal e mini-Golf, aprender a fazer as tradicionais bengalas de Gestaçô, típicas do Concelho de Baião e saborear o delicioso “Doce da Teixeira”.
Durante o lanche, procedeu-se à distribuição de prendas e fizemos as despedidas dos Grupos de Leça da Palmeira (43) e da Maia (140) que regressaram às suas terras, fugindo do “calor esquisito”, como chamava ao frio de rachar, que se fazia sentir, o Paulo “Pai”, do Grupo 17.
De referir que durante a tarde, esteve reunido com o Chefe Regional, o futuro responsável de mais um Grupo em Formação, da Associação dos Escoteiros de Portugal, que irá nascer, se Deus quiser, num outro Concelho do nosso Distrito. A nossa A.E.P. está imparável…!!!
À noite, depois dum jantar em que esteve presente o Senhor Dr. José Luís Carneiro, Presidente da Câmara Municipal de Baião e os Vereadores Dr. Paulo Pereira, que tem já uma filhota nos Escoteiros e o Professor Manuel Durão, tivemos, como habitualmente, a visita dos pais de alguns elementos, que assistiram a um animado “Fogo de Conselho”. Mais uma vez, a malta de Baião, sem desprimor para os restantes, esteve ao mais alto nível. Parabéns e Bravo, Bravo, Bravissímoooo….
Como se tratou dum acantonamento, mal soou a meia noite (bem…um pouquinho mais…) já estavam todos acomodados nas confortáveis instalações da Casa da Juventude de Chavães, simpaticamente cedida pela Câmara Municipal de Baião.
Ás oito da manhã soou a alvorada e depois da formatura, do içar das bandeiras e do abundante pequeno-almoço, dedicamos uns momentos à vara de Escoteiro, suas utilizações e aos jogos que com ela se podem fazer.
No entanto, já se aproximava, a hora de nos dirigirmos em coluna, até ao centro da Vila de Baião, escoltados pelos cuidadosos militares da Guarda Nacional Republicana e pelos valorosos Bombeiros Voluntários de Baião. Aquilo parecia uma “invasão” Escotista a marchar sobre Campelo. Foi lindo !!
Chegado à baixa de Baião, os Escoteiros Católicos foram à Missa das 11H00 horas, finda a qual se fez o percurso de regresso a Chavães, onde nos esperava um suculento almoço, confeccionado pelas mães de Baião, que nos serviram, mais uma vez, como se todos nós fossemos seus filhos.
À tarde houve mais actividades e um lanche, após o que se formaram os Grupos presentes para as (comovidas) despedidas e para o arrear das bandeiras, seguindo-se o transporte de regresso ao Marco de Canavezes, onde apanhamos o comboio para Paredes, tendo sido recebidos pelos saudosos pais dos nossos elementos.
A Chefia do Grupo 203, agradece, com emoção, a hospitalidade dos Baionenses e deseja a todos os Escoteiros, familiares e amigos um Santo e Feliz Natal de 2007 e um Ano Novo cheio de Saúde, Felicidade e muitoooo Escotismo !!!


publicado por aep-grupo203 às 00:08
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
29
30

31


posts recentes

Reveillon 2009/2010 na Se...

Acantonamento de Natal 20...

Ceia de Natal do Grupo 20...

Ceia de Natal em Baião

OFICIALIZAÇÃO DO GRUPO 23...

Conselho Regional

Grupo 203 com o Banco Ali...

Raposa atropelada em Paço...

Projectos Rios - "Project...

Caminhada Ecológica

arquivos

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds